Você já parou para analisar qual o nível de sua empregabilidade ? Em que estágio encontra-se a sua empregabilidade? No inicio ? ainda está cursando uma faculdade ? no meio do caminho ? Já se formou , está cursando uma pós graduação ? Ou já percorreu um longo caminho e está pensando em se aposentar ? Como é o cenário em que você se vê profissionalmente daqui a 5 anos e daqui a 10 anos ? Quais mudanças ainda serão necessárias acontecer ? Elas tem acontecido mais internamente ou mais no seu mundo externo ? O quanto você tem se permitido ser o piloto a comandar a sua carreira e traçar o destino que deseja , sem colocar culpas em terceiros , tampouco reclamar por algo que não deu certo. Na era do conhecimento a unica certeza que possuímos é que a mudança é uma constante e o profissional dessa era precisa ser um camaleão e não um polvo. Um camaleão porque se ajusta , se adapta , muda conforme o ambiente em que estiver , começa um trabalho e concluir até o final , diferente do polvo que com muitos braços começa diversos trabalhos e deixa vários no meio do caminho. O mercado quer camaleão, mas não um simples camaleão, alguém que tenha satisfação em fazer a tarefa que lhe é proposta , que faça por um propósito ; alguém que se ame a ponto e cuidar da sua saúde física e mental , porque sabe da importância de estar bem para poder ajudar os que de si se aproximar; um profissional que consiga administrar suas finanças pessoas de forma que tenha o equilíbrio das contas , podendo investir em sua formação , atualização , sempre que sentir a necessidade e perceber a oportunidade, não esperar que a empresa ou alguém financie pare ele porque não tem reservas para tal. Um profissional que a competitividade é sua marca forte , sua reputação é seu legado por onde passa , uma pessoa que não pensa só em si , mas que contribua para o crescimento das pessoas que fazem parte de sua equipe e/ou daquelas que simplesmente pedem sua ajuda, enfim é um profissional que sabe utilizar seu marketing pessoal em seu favor.
Vivemos a 4a Revolução Industrial e isso significa que podemos ter na sala ao lado colegas robôs , e também significa que o que você sabe hoje , não te garante amanhã. Não se trata da famosa "obesidade do conhecimento" buscar , buscar e buscar conhecimento, se trata de saber o que precisa ser aprendido e aprender com quem sabe e se puder , com o melhor. Aprender e aplicar o que se aprendeu , se trata de ser bom no que se escolheu fazer e buscar melhoria constante para poder gerar mais resultados com menos recursos possível e se puder economizar o máximo que conseguir.
Tem uma frase que eu gosto muito de usa-la e quero aqui fazer uma analogia para fechar esse texto , o autor é OSHO ,em resumo ela é assim : " O pássaro não pousa no galho porque confia na arvore , mas porque confia em suas asas. Quero dizer que na Era do Conhecimento o profissional não estará na empresa porque do seu longo currículo simplesmente, mas também pelos seus relacionamentos e resultados que acumulou em sua trajetória, serão suas asas que permitirão voar mais e mais alto, sempre.
Te desejo Sucesso e uma jornada de aprendizados e resultados fantásticos
0 comentários:
Postar um comentário